
Tiago Iorc - Troco Likes

Lançado em julho de 2015, o álbum Troco Likes do cantor e compositor brasiliense Tiago Iorc, já garante seu lugar no pop nacional. O álbum representa mudanças no rumo da carreira de Tiago, que trazia em seu repertório músicas majoritariamente românticas, melancólicas e com letras em inglês. Em Troco Likes, o cantor traz canções com críticas sociais, apresenta um tom mais alegre e com letras em português.
Tiago Iorc tem apenas 30 anos e já montou uma coletânea de canções em trilha sonora de novela, um feito de poucos artistas. Contratado pela gravadora Som Livre em 2008, Tiago lançou seu primeiro álbum de estúdio no mesmo ano. Let Yourself In traz oito composições inéditas de Tiago e dois covers, todas cantandas na língua inglesa. O cantor emplacou 5 canções de seu primeiro álbum em trilha sonoras de novelas globais.
O álbum seguinte, Umbilical, foi lançado apenas em 2011 e contou com a produção do americano Andy Chase, que já havia trabalhado com o grupo Smashing Pumpkins. As primeiras canções em português de Tiago vieram em seu terceiro trabalho de estúdio. O álbum Zeski apresenta quatro canções em português, incluindo “Mùsica Inédita”, que conta com a participação dos cantores Maria Gadú e Silva.
Depois de três álbuns com canções na língua inglesa, em sua grande maioria, Tiago Iorc lança Troco Likes com dez canções em português e apenas uma faixa bônus em inglês, a canção “Till I’m Old and Gray”. O trabalho foi lançado primeiro com exclusividade na plataforma de streaming Spotify, no dia 10 de julho, mas logo foi disponibilizado em outras mídias, incluindo o formato físico. Alexandre Castilho e o próprio Tiago Iorc foram os responsáveis pela a produção do trabalho.
O nome e a capa do álbum Troco Likes já indicam algumas mudanças propostas por Tiago. O título faz uma crítica ao mundo virtual e a busca implacável por aprovações, o famoso “curtir” das redes sociais, a imagem da capa, um desenho do rosto de Tiago com um sorriso forçado, complementa a mensagem crítica contra a projeção de falsos sentimentos nas redes
A canção Alexandria abre o álbum e apresenta bem a proposta de Tiago Iorc. A canção tem uma melodia mais pop e letra crítica. Com frases como, “brincando com fogo pela atenção” e “a gente queima todo dia mil bibliotecas de Alexandria”, Tiago já começa trazendo questionamentos sobre a cultura criada nas redes socias; a necessidade de atenção e velocidade com que as informações chegam e são logo descartadas.
tracklist
1. Alexandria
2. Amei Te Ver
3. Mil Razões
4. Eu Errei
5. De Todas As Coisas
6. Coisa Linda
7. Bossa
8. Cataflor
9. Liberdade Ou Solidão
10. Sol Que Faltava
11. Till I'm Old And Gray - Faixa Bônus
Por Ihanna Barbosa
As músicas “Bossa” e “Sol que Faltava” completo o lado mais crítico do álbum Troco Likes. Em “Bossa”, as batidas bem marcadas ao violão, acompanham a mensagem “Atenção, as pessoas não precisam ser iguais as outras! Aceite ou não”, referente à falta de tolerância e os inúmeros ‘especialistas’ que surgem nas redes sociais, quando todos querem mostrar saber muito, mas pouco aceitam a diversidade. “Sol Que Faltava” a canção mais pop e animada do álbum e também apresenta uma crítica direta às redes sociais e a exposição exagerada que as pessoas fazem de suas próprias vidas.
O romantismo de Tiago Iorc predomina em seu quarto trabalho de estúdio. As músicas “Amei Te Ver”, “Mil Razões”, “De Todas as Coisas”, “Coisa Linda”, “Cataflor” e a faixa bônus “Till I’m Old and Gray” falam sobre o amor com alegria e suavidade. A sonoridade acústica e o dedilhado do violão expões a simplicidade em ótima harmonia com melodia suave das canções, perfeitas para se ouvir em belo fim de tarde. O clima melancólico do álbum fica a cargo das delicadas canções “Eu Errei” e “Liberdade ou Solidão”.