top of page

Rihanna - Anti

 

2015 foi um ano conturbado para Rihanna, Quando um artista acostuma seu público fiel com um álbum novo a cada ano, é difícil esperar que um CD demore mais de três anos para ser lançado. Foi o que aconteceu com Rihanna. A cantora que mescla vários estilos, transitando do R&B ao pop dançante, lançou o Unapologetic, seu último álbum, em 2012 e prometia que daria uma pausa um pouco maior entre um trabalho e outro. A intérprete cumpriu sua promessa.

 

Em janeiro de 2015, no entanto, a Navy, como é conhecida a fã-base da cantora barbadense, teve um motivo a mais para ficar ansiosa. No dia 24, a cantora lançou a música FourFiveSeconds, em parceria com Kanye West e Paul McCartney. O clipe, todo em preto e branco, foi ao ar em fevereiro e o trio se apresentou no Grammy Awards. Tinha início, então, a nova era da cantora, que deveria lançar seu novo álbum ainda em 2015.

 

Já era março e o R8, como os fãs chamavam o álbum da barbadense, ainda não havia saído. A cantora, no entanto, dava início à divulgação de Bitch Better Have My Money. Uma perfomance com direito a um helicóptero foi executada, além de uma pegadinha em torno da música com o apresentador Jimmy Kimmel, que comanda um dos talk shows de maior audiência dos Estados Unidos. O videoclipe, no entanto, demorou a sair. Foi lançado somente em julho. Nesse ínterim, outra música da cantora foi lançada: American Oxygen, com direito a videoclipe antes de Bitch Better Have My Money.

 

tracklist

1. Consideration ft. SZA

2. James Joint

3. Kiss It Better

4. Work ft. Drake

5. Desperado

6. Woo ft. Travis Scott

7. Needed Me

8. Yeah, I Said It

9. Same Ol' Mistakes

10. Never Ending

11. Love On The Brain

12. Higher

13. Close To You

Outubro de 2015. Rihanna reúne a imprensa e alguns fãs em um evento nos Estados Unidos para mostrar a capa do novo álbum e seu título: ANTI. Chegava perto, então, a data de lançamento do ´álbum - ao menos era esse o pensamento geral. Mais espera. Em novembro, a cantora anunciou uma parceria com a Samsung: a marca seria a responsável pela ANTI World Tour, que tem início em fevereiro de 2016. Além disso, Rihanna seria a protagonista de uma microssérie em oito episódios, que seriam o passo a passo para o lançamento do álbum, o que recebeu o nome de ANTIdiaRy.

 

Mas os anúncio estavam recorrentes e o álbum não saiu. De esperado para o início de 2015, foi ser lançado somente em 27 de janeiro de 2016, quando foi disponibilizado por streaming pelo Tidal. O lead single também foi escolhido: Work, parceria com o rapper Drake. As três canções lançadas em 2015, FourFiveSeconds, American Oxygen e Bitch Better Have My Money ficaram de fora.

 

O ANTI, de fato, tornou-se um álbum contrário de tudo o que já foi feito pela cantora, que passou a assinar algumas composições. O oitavo disco de Rihanna não tem DJs como Calvin Harris ou David Guetta como produtores, nem ao menos Sia, Max Martin ou Dr Luke nas composições. A canção lançada, Work, é a mais comercial do álbum, mesmo sendo relativamente fraca se comparada com outros singles da barbadense. As colaborações também são reduzidas: restringem-se a Drake e à cantora SZA.

 

Sofrendo nas paradas, ANTI precisará de bastante trabalho de divulgação de Rihanna, caso ela queira que o álbum vá bem em relação ao lado financeiro. Resta saber, no entanto, se a cantora irá se comprometer com o ANTI ou se irá “largá-lo” como fez em trabalhos anteriores, quando não divulgou singles tanto quanto outros artistas de grande apelo popular.

 

Por Victor Rezende

bottom of page