
Persia

A banda Persia completará 3 anos de existência em 2016, com novos projetos e músicas, buscando novos caminhos e consolidar cada vez mais seu espaço na cena independente paulistana. O grupo é formado pelo vocalista e guitarrista Felipe Mattos, James Andrade no baixo, Fe Rodrigues na guitarra e Willy Barboza na bateria. Com um EP e alguns clipes na recente carreira, a Persia já pretende expandir seu trabalho para a rádio e televisão.
Felipe Mattos foi o responsável para dar o primeiro passo na formação da Persia. Envolvido com a música e a guitarra desde os 14 anos, Felipe cultivou um amor especial pela música e sempre esteve trabalhando no meio musical, “até que me surgiu a vontade de ter algo ‘meu’. Algo de minha autoria. Depois de algumas bandas, cheguei na ideia do Persia”, explica Felipe. O objetivo era criar algo totalmente novo, sem vínculos com nenhum tipo de rótulo, “a música pela música”, diz. Por isso Felipe prefere não classificar seu grupo em um gênero musical.
A partir de então, Felipe precisava de músicos e parceiros que estivessem dispostos a fazer parte dessa empreitada na música independente. “Comecei a procurar gente de São Paulo, a fim de encarar essa doidera que é começar uma banda do zero, e fazer um som autoral”, conta. Ele conheceu os integrantes James e Fe Rodrigues através de um site de música e o contato com o Willy foi após uma indicação de um dos baixistas que participou dos testes para a escolha dos integrantes.
O vídeoclipe da canção Degradê foi lançado no dia 7 de dezembro e conta com a participação de Leonardo Ramos, da banda Supercombo
A lista de bandas que influenciam o grupo Persia é extensa, passando por Muse, Charlie Bronw Jr, Red Hot Chili Peppers, Oficina G3 e System Of A Down, que rendeu até um rápido vídeo do baterista John Dolmayan indicando o grupo. As inspirações não se limitam ao mundo do rock, como Felipe pretende explorar a diversidade musical para compor a sonoridade da Persia, o rap, reggae, indie, até o metal fazem parte dos estilos que inspiram a banda.
O quarteto encerrou o ano de 2015 com o lançamento do clipe da canção "Degradê", que conta com a participação do músico Leonardo Ramos, vocalista e guitarrista da banda Supercombo. O vídeo foi gravado ao estilo “do it yourself”, que acompanha as bandas independentes por todo o Brasil e o mundo. “Fomos sem água, sem luz, sem comida...Viajamos pra bem longe, gastamos muito pedágio, mas tudo pra ter algo só nosso e de qualidade”, conta o vocalista Felipe Mattos, classificando esse processo de gravação como “aquela experiência do undergorund”.
Leonardo Ramos também foi um dos produtores do EP O Outro Lado, primeiro trabalho de estúdio da banda e lançado em 2014. Pedro Ramos (Supercombo) e Fernando Martinez (Lua Nova) também assinaram a produção do projeto. Para 2016, a banda planeja lançar o primeiro álbum ou pelo menos apresentar o novo single. E para este planejamento, talvez aumentar a equipe da Persia, “pretendemos trabalhar junto a alguma assessoria. Mas isso é algo que vamos ver só mais pra frente”, conta, “até o momento, nós tomamos conta de tudo sozinhos. Tudo mesmo! Desde agenda de shows até a parte de design gráfico”, completa Felipe.