
Perota Chingo
Por Ihanna Barbosa

Local: Sesc Pompéia, São Paulo
Data: 29 de novembro de 2015
A banda Perota Chingo se apresentou no Brasil nos dias 28 e 29 de novembro de 2015. São Paulo foi a única cidade a receber o grupo sul-americano, que já havia passado pelo Brasil em 2013. A Perota Chingo conquistou inúmeros fãs brasileiros nos últimos anos e por isso os ingressos para os shows no Sesc Pompeia, em 2015, se esgotaram tão rapidamente. O Sesc costuma a abrir a venda online de uma quantidade limitadas de ingressos em um dia e no seguinte, começam as vendas nas próprias unidades. Em ambos os dias, os ingressos se esgotaram em pouco minutos. Foram cerca de 770 entradas vendidas para cada show, deixando diversos fãs fora da apresentação.
Formada inicialmente pelas cantoras e amigas de longa data, a Perota Chingo começou com a parceria entre Julia Ortiz e Dolores Aguirre, também conhecidas como Maju e Dolo. As duas são de Buenos Aries (Argentina) e em 2011 iniciaram a banda com o objetivo de conhecer toda a costa do Uruguai se apresentando apenas no formato voz e violão. Foi durante a viagem que conheceram o guitarrista uruguaio Diego Cotelo e o percursionista Martin Dacosta - apesar da sua nacionalidade brasileira, Martin vive na Argentina há muitos anos - que logo se juntaram à Perota Chingo e desde então tem excursionado pela América Latina e Europa.
O grupo foi conquistando seus fãs por sua espontaneidade e autenticidade encontrados nos vídeos gravados de forma caseira e postados na internet. Um dos primeiros, foi da canção Rie Chinito, gravado em Cabo Polonio, quando Julia e Dolores ainda viajavam pelo Uruguai. O vídeo já conta com mais de 6 milhões de visualizações.
Maju e Dolo, como eram conhecidas, viajaram pela costa do Uruguai com uma ideia e um violão na mão. Em Cabo Polonio conheceram Pocho Alvarez, que passou a gravar e acompanhar a banda. Pocho é considerado o quinto integrante da Perota Chingo
O show da Perota Chingo em São Paulo no dia 18 de novembro já começou mostrando que não seria uma apresentação qualquer. O quarteto chegou ao palco passando pelo meio do público. A disposição do auditório do Sesc Pompeia dividia plateia em dois lados e deixa o palco ao centro. Quando as luzes se apagaram as vozes de Julia Ortiz e Dolores Aguirre tomaram conta de todo o ambiente, o grupo descia as escadas até o palco cantando “Oh, Chuva” a capella.
Ao tomar seus lugares, cada um em uma ponta do palco, a banda Perota dá início a uma apresentação de pouco mais de 1 hora e 30 minutos, com a emoção quase palpável no ambiente. A percussão Martin e o violão de Diego completavam as vozes de Julia e Dolores em perfeita harmonia. A Perota Chingo provoca uma verdadeira experiência musical para o público presente.
O grupo interagia com a plateia todo o tempo, contando histórias sobre as canções e de turnês. A língua não foi um problema, já que Julia e Dolores também falam português e até cantam na língua brasileira. No repertório, a banda apresentou quase todas as canções de seu primeiro, e por enquanto único, álbum gravado e lançado em 2013. O público cantava e acompanhava a banda em todos as músicas, em meio a gritos enaltecendo o grupo. A dinâmica entre os integrantes Perota Chingo transforma show em um grande momento de diversão entre amigos.
Um dos momentos de destaque e de maior emoção naquela noite de domingo, foi durante a execução da música “Inês”. Julia e Dolores apresentaram um alcance vocal e um domínio de suas vozes impressionante. A Perota Chingo foi ovacionada ao final da canção, quando toda a plateia se levantou para aplaudir a performance do grupo, que também estava visivelmente emocionado. Julia destacou que o show de domingo estava em um clima de maior emoção, enquanto sábado a apresentação foi mais “rock n´roll”, segundo a cantora.
O músico brasileiro Chico Cesar fez uma participação especial no show do dia 28 de novembro e tocou uma versão da música "Primeira Vista"
Martin e Diego deixam o palco e Julia e Dolores tomam o centro do palco para uma apresentação totalmente a capella. Em pé, uma de frente para a outra, mais uma vez mostram suas capacidades vocais, suas vozes tomam conta de todo o espaço, o microfone é totalmente dispensado. Toda a banda retorna aos seus lugares e chamam a convidada especial da noite, Adriana Sanchez, sanfoneira paulistana, para um resgate de músicas folclóricas latinas. No show de sábado, a participação especial ficou a cargo do paraibano Chico Cesar. Antes da apresentação o grupo até divulgou um video em que ensaiava com Chico a canção “A Primeira Vista”.
A segunda passagem da banda Perota Chingo pelo Brasil foi marcada pela intensidade e emoção de seus shows. Quem conseguiu comprar um dos 1540 ingressos vendidos, viveu uma experiência musical inesquecpivel. A estrutura da banda e seus instrumentos são simples e mais que suficiente para apresentar sua música, tudo é feito de forma independente e com a ajuda de seus fãs. O grupo Perota Chingo se despediu da plateia e deixou o auditório do Sesc Pompeia da mesma forma que entrou, distribuindo uma forte energia emanada das potentes vozes de Julia Ortiz e Dolores Aguirre.